• (71) 3017-7557
  • sinbafba@hotmail.com

Sinbaf

Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol

Com apoio da ANAF, Sinbaf dá início a Curso de Árbitro de Futebol Amador

Foi aberto na noite desta terça-feira (29), em Salvador, o III Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Futebol Amador. O curso é idealizado pelo Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf), em parceria com a Liga de Futebol Municipal de Salvador.
 
Nesta edição, o Sinbaf e a Liga trazem como parceiros o Instituto Catedra, Central Única da Cidadania, a Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau) e a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF). A  diretoria do Sindicato e os parceiros deram o pontapé inicial ao curso no auditório da Unidade Mercês da Uninassau.
Uma Aula Magna foi realizada com a presença dos 40 alunos inscritos e convidados. No local, os presentes assistiram à palestra "O Árbitro de Futebol: caminho a trilhar e o rumo a seguir", ministrada pelo ex-árbitro e Diretor da Escola de Árbitros da ANAF, Wagner dos Santos Rosa.
 
Presidente do Sinbaf e vice-presidente da ANAF para o Nordeste, Arilson Bispo da Anunciação destacou a importância do curso e a contribuição dada pelo Sindicato ao futebol com sua terceira edição. "O Sinbaf tem como um dos seus objetivos, e está escrito no seu estatuto social, formar, atualizar árbitros. Tanto no seu quadro de associados, como em entidades parceiras que precisam da ajuda do Sindicato como entidade mãe, devido à sua experiência em arbitragem de futebol. No curso, utilizamos nosso corpo técnico de instrutores e professores, não só da Bahia, mas de outros sindicatos parceiros do Brasil e da ANAF, com propósito de contribuir para o desenvolvimento do futebol na nossa Capital e no nosso estado. Contribuir com uma arbitragem atualizada, com as últimas orientações no que diz respeito às regras, à técnica e à mecânica de arbitragem, aos regulamentos e códigos, bem como aspectos inerentes ao treinamento físico, desempenho físico dentro do campo de jogo. A nossa diretoria estipulou isso como uma meta a ser cumprida desde o início da nossa gestão, em 2010. Esse já é o terceiro curso de árbitros de futebol amador. Também realizamos dois cursos de árbitros de futebol profissional, com carga horária acima de 400 horas, nesses últimos seis anos. É o nosso retorno à comunidade futebolística, formando árbitros dotados de qualidade técnica, física e ética para que o futebol da Bahia possa crescer em todos os seus seguimentos", disse.
O árbitro também agradeceu aos parceiros pelo apoio. "O Sinbaf é o idealizador do curso, juntamente com a Liga de Futebol Municipal de Salvador, e realizou esse evento com uma nova parceria, que espero que seja profícua, com a Uninassau. Essas três entidades são responsáveis pela realização desse terceiro Curso de Árbitro de Futebol Amador. Mas, isso só é possível pela importante colaboração de outros parceiros, que são Instituto Catedra, na pessoa de Marivaldo Xavier; professor Hildebrando Filho, da CUC; e a parceria institucional da ANAF, através do presidente Marco Antônio Martins e do diretor financeiro e Salmo Valentim". 
Ainda sobre a colaboração da ANAF, Arilson destacou o apoio decisivo. "A ANAF nos deu total apoio, tanto com a vinda do instrutor Wagner Rosa, como na seção de materiais didáticos, como livros de regras atualizados e utilizados por todos os árbitros do mundo. Esses livros serão repassados a cada árbitro participante do curso. É um apoio muito forte da ANAF e eu agradeço muito ao nosso presidente Marco Antônio Martins".
A Cerimônia de abertura do Curso foi comandada pelo radialista Beto Júnior. À mesa diretora do evento sentaram Roberto Carvalho, professor do curso de Educação Física da Uninassau; Arilson Bispo, presidente do Sinbaf e vice-presidente da ANAF para o Nordeste; Edson Nascimento, presidente da Liga de Futebol Municipal de Salvador; Wagner dos Santos Rosa, ex-árbitro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e da CBF e atual assessor jurídico e diretor da Escola de Árbitros da ANAF; Marivaldo Xavier, presidente do Instituto Catedra; Jomar Maia, decano da arbitragem brasileira, ex-árbitro da Federação Bahiana de Futebol e CBF e atual presidente do Grupo Integrado de Árbitros de Cajazeiras; Lúcio Araújo, , professor de Educação Física, bacharel em Direito e ex-árbitro da FBF e CBF; Noel Tavares, radialista da Rádio Sociedade da Bahia, que representou toda a imprensa; e o professor Hildebrando Filho, professor de Educação Física e presidente da Central Única de Cidadania (CUC).
O Curso terá duração total de 60 horas aulas, realizadas as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Auditório da Unidade Mercês da Uninassau, e aos sábados, das 8h às 12h, com aulas práticas em campos de jogos. Iniciada nesta terça (29), a turma concluirá seus trabalhos no dia 17 de outubro.
 
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA AULA MAGNA