• (71) 3017-7557
  • sinbafba@hotmail.com

Sinbaf

Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol

Curso de Formação de Árbitros de Futebol Amador é encerrado com sucesso

O III Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Futebol Amador foi um sucesso. Iniciado em 29 de setembro, o curso chegou ao fim no último final de semana, com o mesmo brilhantismo do seu pontapé inicial.
 
Esta edição foi realizada pelo Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf), em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), através da coordenação do curso de Educação Física, e a Liga de Futebol Municipal de Salvador. O projeto ainda contou com apoio do Instituto Catedra, Central Única da Cidadania e Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF).
O encerramento se deu em duas etapas. A primeira delas na noite de sexta-feira (6), com a última aula teórica.
 
Os 40 alunos do curso foram até a unidade Mercês da Uninassau, onde assistiram à palestra do ex-árbitro, instrutor e Diretor da Escola de Árbitros da ANAF, Wagner dos Santos Rosa.
Das 19h às 22h, ele abordou temas de grande importância para a arbitragem, como a Regras 12, faltas e incorreções, técnica e mecânica de arbitragem. A palestra também contou com a participação do ex-árbitro FIFA de Futsal, com atuação em final de Copa do Mundo, o baiano Noildo Paixão.
Já no sábado (7), os alunos participaram da última aula prática, no campo do SESI Simões Filho, que cedeu gentilmente o espaço. Os ensinamentos foram de Wagner Rosa e do também ex-árbitro da FBF e CBF e atual instrutor de arbitragem do SINBAF e da ANAF, Adson Márcio Lopes Leal.
Os instrutores ensinaram técnicas e mecânica de arbitragem, e trabalharam com os alunos todos os fundamentos das 17 regras. Desenvolvimento da partida no campo de jogo, postura, deslocamento da diagonal, uso do apito, uso da bandeira, sinalizações, trabalho em equipe, posicionamento para tomadas de decisões foram alguns dos fundamentos abordados exaustivamente.
Presente em ambos os encontros, o presidente do SINBAF, Arilson Bispo da Anunciação celebrou o sucesso do curso e agradeceu o apoio de todos que deram suas parcelas de colaboração. "Chegamos ao final de mais um curso, de mais um projeto, cumprindo um papel institucional do SINBAF, que entre tantos outros, é de formar e capacitar cada vez mais os árbitros de futebol da Bahia, dotando esses árbitros de conhecimentos técnicos, físicos, tático, psicológico e ético. Tudo isso faz com que o árbitro possa contribuir com o desenvolvimento do futebol da Bahia. Esse foi o primeiro momento para esses alunos e estamos muito felizes com o resultado obtido. Acreditamos que esses árbitros poderão chegar ao futebol profissional um dia. Agora, que estão começando na carreira, poderão dar seus primeiros passos no futebol amador. Os que já atuavam, puderam agregar conhecimentos para que possam crescer na carreira. Nesse encerramento, não podemos esquecer de agradecer o apoio da Uninassau, através do curso de Educação Física, na pessoa do responsável professor Roberto Santos; da Liga de Futebol Municipal de Salvador, na pessoa do seu presidente, Edson Nascimento, que acompanhou de perto todo o curso; ao SESI Simões Filho, na pessoa do seu gerente Alexandre Macchi, parceiro de longa data; à diretoria do SINBAF; aos árbitros filiados ao Sindicato que muitas vezes prestigiaram aulas, entre eles Lilson Vigas e Osvaldo Pina; à presidência da ANAF, na pessoa do presidente Marco Antônio Martins, que não mediu esforços para nos ajudar e nos deu total apoio, e também do diretor financeiro Salmo Valentim; e em especial aos grandes amigos Wagner do Santos Rosa, ex-árbitro da Federação Carioca e da CBF e atual secretário municipal de Esportes do Rio de Janeiro diretor da Escola de Árbitros da ANAF, e Adson Márcio Lopes Leal, meu irmão de tantos anos na arbitragem, grande árbitro assistente da Federação Bahiana de Futebol e da CBF. Agradecemos muito aos instrutores pelo conhecimento, desprendimento para vir até aqui passar seus conhecimentos, pelo respeito e consideração comigo e com todos os alunos.
Agora, os 40 alunos do III Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Futebol Amador voltam a se reunir às 19h do dia 19 de outubro, para a solenidade de formatura, na unidade Mercês da Uninassau. Lá, eles receberão os certificados e participaram e um coquetel de confraternização com organizadores e familiares.
 
Confira abaixo vídeos com depoimentos sobre as aulas:
 
Arilson Bispo

 

Edson Nascimento

 

Wagner Rosa